segunda-feira

Os fungos


Os fungos são células eucariotas de forma e dimensões variadas, pertencentes ao grupo Fungi. Neles estão incluídos as leveduras, bolores, mofo, morrão e cogumelos. A grande maioria dos fungos são pluricelulares à excepção das leveduras que são unicelulares. Estes microorganismos nucleados reproduzem-se geralmente sexuadamente ou assexuadamente. De um modo geral, são organismos aeróbios, embora algumas leveduras podem obter energia através de processos de fermentação, designando-se por anaeróbios.
Os fungos não conseguem sintetizar o seu próprio alimento, necessitam de substâncias orgânicas fornecidas pelo ambiente– designando-se por heterotróficos.
Estes organismos na sua maioria são considerados de saprófitas, pois desenvolvem-se a partir de matéria orgânica morta ou à superfície de células vivas.


Abaixo, um pequeno filme sobre este grupo:
 



Curiosidade: Importância dos fungos na industria

Existem cerca da 100.000 espécies de fungos, que desempenham um papel importante na vida do Homem. Beneficamente estes microorganismos são responsáveis pela decomposição de matérias orgânicas, interferindo no ciclo do carbono, do azoto e de outros nutrientes da bioesfera. São capazes de deteriorarem produtos e bens de consumo do Homem, tais como alimentos, tecidos, madeira e metais. São também usados em numerosos processos industriais de fabricação de pão, cervejas, vinhos e determinados tipos de queijos.

Sem comentários:

Enviar um comentário