segunda-feira

Bem-vindo!

    Sem nos apercebermos os fungos estão presentes em diversos meios à nossa volta
e são-nos importantes e até essenciais em muitas actividades.
    Realizam decomposição, produzem medicamentos, fermentam alimentos e são até parte da nossa alimentação
     Sendo assim são seres de maior interesse para nós do que muitas vezes nos lembramos.
     Os fungos ganham também importância por serem passíveis de se tornarem agentes patogénicos para o Homem causando uma diversidade de patologias.
    É esta caracteristica dos fungos que o nosso blog vai trabalhar, explorando as diversas infeções fúngicas e o seu tratamento farmacológico assim como fazendo uma abordagem ao conceito de infecção e esclarecendo sobre as características dos fungos.


Atenção: Tenha em conta que este blog tem o objectivo meramente informativo e todo o seu conteúdo se baseia na bibliografia listada. Este blog não deve nunca substituir a observação de um médica ou de outro profissional de saúde, nem deve servir de pretexto para uma auto-medicação.

   Este blog foi desenvolvido pelo grupo AAJJP no âmbito da disciplina de Farmacoterapia I do 2º semestre do 3º ano da licenciatura do curso de Farmácia (2012-2013) do instituto politécnico de bragança, sobre o supervisionamento da professora titular Olivia Pereira.

Grupo AAJJP:
- Adriana Pires
- Aurélio Martins
- Joana Agostinho
- Joana Libório
- Paula Gomes

Infeção - como ocorre? quais os efeitos?

     As doenças infeccionadas são, geralmente, provocadas por microrganismos (bactérias, vírus e fungos) que penetram no corpo humano, sendo a sua multiplicação muitas vezes a causa da infecção. Este processo é específico e implica a ligação do microrganismo às celulas humanas do género da ligação "chave-fechadura".
    A sobrevivência e propagação do microrganismo ao longo do organismo depende de factores como a produção de toxinas, enzimas ou outras substâncias. Alguns produzem toxinas que afectam as células próximas ou distantes (um exemplo, é a intoxicação alimentar causada por estafilococos). A maioria destas toxinas apresentam componentes que se ligam especificamente a moléculas de certas células (chamadas células-alvo). Outros microrganismos apresentam resistência aos mecanismos de defesa do corpo humano (interferem na produção de anticorpos ou apresentam invólucros externos denominados cápsulas que impedem a sua ingestão pelos glóbulos brancos). É de salientar que algumas bactérias apresentam mesmo resistência a alguns antibióticos.
    Depois desta invasão, os microrganismos vão-se multiplicar, provocando a infeção. Consequentemente, podem acontecer uma das 3 situações seguintes:
    - os microrganismos multiplicam-se e superam as defesas imunitárias do organismo de tal forma, que levam à morte do doente;
    - pode ocorrer um estado de equilíbrio, resultando numa infecção crónica, sendo que o microrganismo e o ser humano vivem em conjunto, sem que algum supere o outro.
    - a pessoa, com ou sem tratamento médico, consegue erradicar o microrganismo, ficando novamente saudável e com imunidade face a outra infeção provocada pelo mesmo microrganismo.



Efeitos das infecções no organismo:

As infecções podem causar algumas das seguintes modificações em vários órgãos e sistemas do organismo:
- Sangue:
  • Leucocitose - aumento do número de glóbulos brancos (defesas do organismo). Contudo, em algumas infecções graves e persistentes, verifica-se a diminuição dos mesmos, porque a medula óssea é incapaz de produzi-los rapidamente para fazer face aos que se perderem na luta contra a invasão dos microrganismos;
  • Anemia - pode ser resultante de uma hemorragia (perda de sangue) provocada pela infecção, da destruição dos glóbulos vermelhos ou da depressão da medula óssea;
  • Coagulação disseminada (espalhada).
- Coração, pulmões e cérebro
  • Aceleração do ritmo cardíaco e aumento ou diminuição do débito cardíaco (volume de sangue expelido em cada contracção);
  • Tensão arterial pode baixar. Numa infecção grave, pode ocorrer até uma forte quebra da tensão arterial;
  • Aumento da frequência respiratória.
- Rins, fígado e intestinos
  • Alterações nos rins desde ligeira perda de proteínas até insuficiência renal aguda;
  • Icterícia (excreção elevada de bilirrubina pelo fígado que se traduz na pigmentação amarela da pele e olhos);
  • Úlceras de stress no intestino, podendo levar a hemorragias.
Fig.1 - Icterícia

Os fungos


Os fungos são células eucariotas de forma e dimensões variadas, pertencentes ao grupo Fungi. Neles estão incluídos as leveduras, bolores, mofo, morrão e cogumelos. A grande maioria dos fungos são pluricelulares à excepção das leveduras que são unicelulares. Estes microorganismos nucleados reproduzem-se geralmente sexuadamente ou assexuadamente. De um modo geral, são organismos aeróbios, embora algumas leveduras podem obter energia através de processos de fermentação, designando-se por anaeróbios.
Os fungos não conseguem sintetizar o seu próprio alimento, necessitam de substâncias orgânicas fornecidas pelo ambiente– designando-se por heterotróficos.
Estes organismos na sua maioria são considerados de saprófitas, pois desenvolvem-se a partir de matéria orgânica morta ou à superfície de células vivas.


Abaixo, um pequeno filme sobre este grupo:
 



Curiosidade: Importância dos fungos na industria

Existem cerca da 100.000 espécies de fungos, que desempenham um papel importante na vida do Homem. Beneficamente estes microorganismos são responsáveis pela decomposição de matérias orgânicas, interferindo no ciclo do carbono, do azoto e de outros nutrientes da bioesfera. São capazes de deteriorarem produtos e bens de consumo do Homem, tais como alimentos, tecidos, madeira e metais. São também usados em numerosos processos industriais de fabricação de pão, cervejas, vinhos e determinados tipos de queijos.

domingo

Tipos de Infeções Fúngicas

 
A. Infeções Fúngicas Sistémicas

1. Blastomicose

2. Coccidioidomicose

3. Criptococose *

4. Histoplasmose

5. Pneumocistose *

6. Aspergilose *
 


   Micoses sistémicas são as que, tendo origem no pulmão, se podem difundir a quaisquer outro órgão e sistema. Os seus agentes etiológicos são virulentos e, portanto, capazes de causarem doenças em indivíduos sãos.   



* Micoses oportunistas – A grande maioria dos fungos são particularmente infeciosos em indivíduos com alterações do sistema imunitário, sendo por isso denominados de patogénicos oportunistas . Sendo que as infecoes resultantes denominam-se de micoses oportunistas.  Os factores que contribuem para as alterações imunológicas, são normalmente antibioterapia e corticoterapia prolongada, agentes citotóxicos para quimioterapia, transplantes e a síndroma da ímunodeficiência humana (SIDA).

 
B. Infeções Fúngicas Subcutâneas
              1. Esporotricose
 
   2. Linfocutânea

    3. Zigomicose subcutânea

    4. Feoimicose subcuânea

    5. Micetoma eumicótico

    6.Cromoblasto micose


 
C. Infeções Fúngicas Superficiais

          
1.Tínea nigra
 
2. Piedra negra
 
3. Piedra branca
 
4. Pitiriése versicolo

 

D. Infeções Fúngicas Cutâneas

1. Onicomicose
 
           2. Dermotofitose
 
           A pele (e seus anexos) é a parte mais propensa a ser afectada por uma infecção fúngica pois está em contacto directo com o ar onde circulam livremente diversos tipos de fungos. Deste modo as infecções cutâneas são algumas das infecções fúngicas que ocorrem mais regularmente.
 
deos de interesse: